segunda-feira, 8 de junho de 2009

A Escola Pública levanta-se!


Estamos de parabéns. As políticas de Sócrates, Maria de Lurdes e Companhia foram derrotadas em toda a linha nestas eleições. Os professores e as professoras, e todos e todas os que defendem a escola pública pela igualdade e contra a discriminação, ganharam um alento valioso. Agora, temos tudo para vencer. Não se brinca nem com os professores nem com as escolas. A luta valeu e vale a pena.

O arco do “centrão”, daqueles que há muito desistiram de construir uma escola emancipadora e que a reduziram a um instrumento da sua burocracia ou do mercado, foi o mais penalizado nestas eleições. Nunca PS e PSD somados tiveram um resultado tão baixo. Paralelamente, os partidos à esquerda do PS obtiveram uma votação memorável, somando mais de 21%, um resultado único na Europa. A ideia de uma escola capaz de corrigir as desigualdades de partida sai reforçada nestas eleições.

Mas, por essa Europa fora, nem tudo são rosas: forças reaccionárias, conservadoras e neoliberais tiveram votações elevadas. Porque o todo conta mais que cada canto, importa cada vez mais defender a escola pública e mais ainda reinventá-la. Para que os valores da solidariedade vençam os do mercado.

Por cá, fica a esperança. Com estes resultados, a escola pública levanta-se.

3 comentários:

Safira disse...

A derrota de Sócrates e do PS, são a vitória dos professores. Viva os professores!!

Safira disse...

Olá!

Tens uma surpresa no meu blogue.
Beijinhos

carlos disse...

O OBJECTIVO PRIORITÁRIO NOS PRÓXIMOS TEMPOS ...

... Deveria ser pressionar os actuais partidos da oposição para revelarem em detalhe quais os seus programas eleitorais -e de governo- para a área da educação e arrancar-lhes compromissos públicos com o eleitorado:

O que farão com o actual ECD? Em que pontos o irão alterar ? Em que sentido vão as alterações ?

E a avaliação de docentes?

E a divisão artificial TITULARES/PROFESSORES?

E a gestão das escolas, quais os planos ?

Os Movimentos de Professores, como organizações não-sindicais podiam fazer esse trabalho - que penso já iniciaram - e a seguir divulgar em detalhe os planos de todos os partidos - ítem por ítem - em relação a estes problemas da escola pública, num estudo comparado.

Só assim a escolha eleitoral dos professores será consciente !

Só assim saberemos quem tem verdadeira consideração pelas classe docente e quem quer defender a escola pública e a democracia nessa instituição.