segunda-feira, 11 de maio de 2009

Auto-avaliação?

Estou preocupada!

O que vamos fazer em relação à auto-avaliação?

Depois de tantas greves e manifs, de não termos entregue os objectivos individuais e termos resistido a este modelo de avaliação, vai tudo entregar a sua auto-avaliação porque, essa sim, é obrigatória? Mas afinal estamos a favor deste modelo de avaliação? Não posso acreditar!!!! Pelo que temos visto nos últimos anos (com as aulas de substituição, o nosso horário de trabalho, etc.) tudo o que deixámos passar, cai-nos em cima no ano lectivo seguinte. O novo modelo de gestão está aí e não acredito que algum professor o ache melhor do que o anterior modelo de gestão em que os órgãos eram eleitos e os cargos rotativos...

Estou a ver muita gente preocupada com os resultados do concurso e nada preocupada com o modelo de avaliação que nos vais cair em cima para o ano! É que nada mudou desde o início do ano lectivo até agora! Entregar a nossa auto-avaliação, parece-me que significa ajudar o ME e o governo a levar a sua avante e abrir um precedente para o próximo ano lectivo.

Acho que não podemos ficar (mais uma vez) à espera dos timings dos sindicatos. Os movimentos de professores formaram-se mas não estão suficientemente organizados para exigirem ser recebidos pelo ME. Se houvesse uns quantos loucos capazes de meter medo ao susto, de os pôr a chamar a polícia de choque, como na Grécia ou em França, estávamos bem. Mas os profs são pacíficos e bem comportados…

Acho que temos de pôr a boca no trombone, não deixar morrer o assunto e sobretudo fazer ver aos nossos colegas que se não fizermos nada, para o ano apresentam-nos o mesmo modelo de avaliação do início deste ano lectivo, com as mesmas grelhas de observação para onde nunca mais ninguém olhou desde o simplex e, com os novos directores, é comer e calar (?) Será que é isto que queremos? Eu NÃO!


Isabel Braga

Sem comentários: