quinta-feira, 21 de maio de 2009

Os professores desmontarão na rua a manipulação do governo


A Ministra da Educação veio dizer que a avaliação de desempenho dos professores é "uma reforma ganha”. Afirmações destas são a prova mais evidente de que uma avaliação rigorosa nunca foi o objectivo deste governo. Os dois simplexs que a Ministra foi obrigada a apresentar depois das grandes moblizações dos professores transformaram o seu megalómano, burocrático, inviável e injusto modelo de avaliação numa farsa, num protocolo inútil. Para a esmagadora maioria dos professores resume-se à apresentação de uma folha com objectivos individuais e de uma ficha de auto-avaliação, em que a assiduidade releva como o factor mais importante na avaliação do desempenho.

Em nada se contribuiu para a melhoria das aprendizagem dos alunos. Bem pelo contrário. A Ministra sabe-o. Sabe que não haverá este ano nenhuma avaliação rigorosa. Mas isso pouco interessa, tudo se joga ao nível da imagem e da manipulação: as eleições estão à porta e o governo tem que mostrar obra feita. Só que a farsa não pode ser mantida durante muito mais tempo. As suas palavras podem valer para os mais desatentos nas eleições, mas depressa vão chocar com a realidade.

Os professores têm uma grande oportunidade de destapar a careca deste governo: é já no dia 30 de Maio que precisamos de um sinal forte de todos os que, cendendo a uma ameaça insuportável, entregaram os objectivos individuais. A Ministra quer usá-los como números da sua vitória mas os professores vão estragar-lhe a festa.

Sem comentários: