domingo, 10 de maio de 2009

Para Pais & Educadores: Magalhães - Urgente Saber


Vários estudos demonstraram que a utilização de Computadores nas fases mais tenras da infância não só não trazem benefícios como comprometem em larga medida o desenvolvimento equilibrado e harmonioso das crianças. Não acrescentam nenhum benefício ao rendimento escolar dos alunos. Já existem vários estudos, com pelo menos 10 anos, que revelam isso. Seguem-se alguns excertos de um apanhado desses mesmos estudos.

“O que é que um colossal projecto industrial de montagem e exportação de minicomputadores tem a ver com a nossa atribulada educação infantil? Porque sobrecarregar professores com tarefas administrativas estranhas à profissão? Como é que servidores do Estado, colocados nas mais diversas posições, puderam transformar-se em verdadeiros agentes de vendas? Que autoridade humanística e pedagógica tem um consórcio industrial internacional para vir instruir os nossos pais e professores quanto ao tipo de ensino robotizado que se pretende implantar entre a nossa infância? Que negociatas gigantescas estarão em curso – sob a respeitosa máscara da "educação" – para realizar lucros de milhões com conexões de internet, manutenção e reparação de milhares de computadores, mais as vendas de softwares, impressoras, acessórios, etc.? Será justo acorrentar a próxima geração portuguesa ao potentado exclusivista do sistema operacional Microsoft? E será de admitir como legítima a invasão da esfera familiar e infantil pela publicidade magalhânica, que já começou a promover coisas como «Ganha um iPhone 3G» ou «Ganha um Nintendo DS Lite»?”

“…é constatar que se trata realmente de uma iniciativa perfeitamente caduca, esvaziada de fundamentos pedagógicos, e que há quase 10 anos já demonstrou resultados catastróficos na Europa e na América. O efeito dos minicomputadores para a deformação das personalidades infantis, bem como para o empobrecimento do contacto humano entre professores e alunos, é algo que já foi estudado em profundidade em inúmeras comunidades escolares e universidades em todo o mundo, revelando resultados assombrosos. “
“…não havia qualquer resultado que mostrasse um impacto positivo dos computadores sobre o rendimento escolar dos alunos.”
“…a exposição prematura de crianças a programas audiovisuais, computadores, vídeos, etc. só pode produzir o aparecimento de uma geração de crianças hiper-estimuladas e posteriormente deficitárias em termos de capacidade de concentração.”

2 comentários:

Helena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Helena disse...

Estou em absoluto desacordo com as premissas e as conclusões deste artigo. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa:
- é com certeza ética e politicamente inaceitável colocar servidores do Estado na posição de vendedores locais ou caixeiros viajantes de empresas privadas de hard e software;
- é igualmente inaceitável sobrecarregar (mais uma vez) os professores com tarefas administrativas, afastando-os (mais uma vez...) da sua principal função;
- mas nada disto tem a ver com as questões pedagógicas e de desenvolvimento emocional das crianças, nem com as virtudes ou malefícios da sua «exposição prematura» a «programas audiovisuais, computadores, vídeos, etc.»

Qualquer criança, cuja família tenha as mínimas condições económicas para tal, já foi, aos seis anos de idade, 'exposta' às micro-ondas dos micro-ondas, às tele-ondas dos telemóveis, às mais diversas influências das mais variadas videotecas, às mais variadas violências dos telejornais diários. E, last but not the least, ao manuseamento do(de um dos) computador(es) lá de casa, bem como a acessos à internet.

E aí é que está a questão. Em minha opinião, as competências tecnológicas que as crianças agora podem desenvolver e os desafios totalmente novos que se nos colocam na sua educação provocam grandes fracturas não apenas intergeracionais, mas também intrageracionais, que irão ter fortíssimas e gravíssimas consequências no futuro das nossas crianças (isso já é visível, bem visível, nos mais velhos, que claramente divergem em perspectivas de vida, conforme adquiriram ou não competências na busca da informação e na utilização das novas ferramentas ao seu dispor, para a encontrar e triar).
Não é qualquer vaga pedagogia Waldorf, nem declarações mais ou menos inflamadas sobre «a fascinação enfermiça e obsessionada com a nova tecnologia, esvaziada de valores éticos e morais» que resolve a questão de fundo: os miúdos com famílias que têm condições económicas e sociais têm acesso às tecnologias e aqueles cujas famílias não podem ou não sabem dar-lhes essa possibilidade de acesso ficam excluídos das vantagens que elas trazem.
Por isso, por muito que discorde da política educativa deste governo e por mais que discorde do método, não posso colocar-me assim contra medidas que tendam a democratizar esse acesso às referidas vantagens das tecnologias.

E as desvantagens? Claro que as há. Preocupemo-nos então em que a escola não fique centrada nos novos instrumentos e desenvolva com qualidade o tal necessário «contacto humano entre professores e alunos» e que veja a floresta e não só a árvore.

Para terminar, só uma referência ao (tão querido de alguns sectores sociais)«direito dos pais escolherem o género de educação a dar aos seus filhos»: de que pais falamos, quando falamos desse direito? O MEP sabe-o bem. Ou não?