terça-feira, 12 de maio de 2009

Mais razões fortes para a manifestação

(protesto gráfico)


O ataque do governo a toda a administração pública deve preocupar os professores. Alguns já começaram a ser notificados da sua mudança de vínculo laboral, ao abrigo do novo regime de contrato de trabalho em funções públicas.

Isto significa que, mesmo os quadros de zona pedagógica e os quadros de nomeação definitiva podem acabar. Um professor do quadro poderá ser despedido por “extinção do posto de trabalho, inadaptação ao posto de trabalho, reestruturação de serviços”, ou, mais grave ainda, por “indisponibilidade orçamental”.

Ou seja, para muitos professores, o que passa a estar em causa não é só a qualidade do seu emprego (atacada pela divisão da carreira, modelos de avaliação e gestão), mas também a manutenção do próprio emprego. Uma situação já vivida por milhares de professores contratados, precários, desempregados e que se prepara para estender a tod@s.

Consulta aqui e aqui o panfleto da Fenprof e a minuta de impugnação.

Há redobradas razões para fazer do dia 30 de Maio um dos maiores protestos de professores. Tod@s à Manifestação!

1 comentário:

CVC disse...

Participei em todas as manifestações de protesto contra as políticas inqualificáveis desta equipa ministerial também inqualificável. Confesso que estou cansado e até desiludido... Mais uma manifestação como as que já foram feitas, não creio que traga qualquer vantagem. Mas, já que parece ser a única forma de luta capaz de ainda congregar muitos professores, sugiro que o desfile do dia 30 seja feito de forma totalmente SILENCIOSA!!! O SILÊNCIO é, muitas vezes, mais incómodo e eficaz do que a gritaria desesperada de palavras de ordem esgotadas e inconsequentes! Pensem, pelo menos, nesta sugestão...