O Movimento Escola Pública considera que o modelo de avaliação de professores imposto pelo ME é politicamente perverso e tecnicamente incompetente e, por não servir a qualidade da escola pública, deve cair. Com o objectivo de bloquear este método de "avaliação" (até termos um modelo alternativo), pretendemos recolher a opinião de todos os professores do país sobre a forma mais eficaz de o fazer. Após esta fase, divulgaremos os resultados, a fim de tomarmos uma posição conjunta. PARTICIPA!
Assim...além da necessidade óbvia de os professores voltarem para a rua, fazendo ouvir a sua voz....Qual consideras ser a medida mais eficaz, dentro das escolas, para bloquear este sistema de avaliação?
a) tomar posições de grupo, departamento, escola, rejeitando o modelo de avaliação;
b) ultrapassar as quotas, solicitando Muito Bons e Excelentes, e bloqueando o processo interno de avaliação;d) tod@s @s avaliandos apontam objectivos iguais;
d) recusar, com fundamentação, @ avaliador/a proposto
e) recusar preencher o parâmetro referente aos resultados dos alunos na avaliação de desempenho
f) Outra. Diz qual comentando este post
Responde na sondagem que está no topo do blogue, à direita. Se consideras que há uma opção melhor do que qualquer destas, indica-a num comentário a este post.
Assim...além da necessidade óbvia de os professores voltarem para a rua, fazendo ouvir a sua voz....Qual consideras ser a medida mais eficaz, dentro das escolas, para bloquear este sistema de avaliação?
a) tomar posições de grupo, departamento, escola, rejeitando o modelo de avaliação;
b) ultrapassar as quotas, solicitando Muito Bons e Excelentes, e bloqueando o processo interno de avaliação;d) tod@s @s avaliandos apontam objectivos iguais;
d) recusar, com fundamentação, @ avaliador/a proposto
e) recusar preencher o parâmetro referente aos resultados dos alunos na avaliação de desempenho
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Responde na sondagem que está no topo do blogue, à direita. Se consideras que há uma opção melhor do que qualquer destas, indica-a num comentário a este post.
8 comentários:
Parecem todas estas medidas pertinentes e acho que devem ser lidas como sugestões. Cada um adoptará a/as que se ajustarem melhor ao contexto da sua escola. Se se adoptarem medidas diferentes mas convergentes no objectivo - inviabilização do processo - tornamos mais difícil a "autodefesa" da aoutra parte.
Caros colegas,
O tempo é de agir, penso que os professores estão todos de acordo com esta ideia. Penso que qualquer que seja a forma de luta esta deve passar mais uma vez pela rua.
ESTÁ NA HORA DOS PROFESSORES VOLTAREM À RUA!
ESTÁ NA HORA DOS PROFESSORES MOSTRAREM PUBLICAMENTE QUE ESTÃO CONTRA AS POLITICAS EDUCATIVAS DESTE GOVERNO.
ESTÁ NA HORA DE ALARGARMOS AS NOSSAS EXIGÊNCIAS REINVINDICATIVAS E DE EXIGIRMOS AUMENTOS SALARIAIS COMPATIVEIS COM O AUMENTO DA CARGA HORÁRIA A QUE NOS OBRIGARAM, A QUAL ESTÁ DIRECTAMENTE RELACIONADA COM ESTE MODELO MONSTRUOSO DE AVALIAÇÃO.
Colegas, é tempo de agir! Mas também é tempo de voltar à rua!
A opção "Outra", que escolhi, consiste em adicionar à 5ª opção (sobre o não preenchimento dos resultados dos alunos) a necessidade de apresentar um Modelo de Avaliação alternativo ao que se encontra em vigor.
Queridos Colegas
O problema fundamental não está neste sistema de avaliação; está na própria avaliação. Não é possível avaliar os professores. Não há critérios isentos para classificar uma aula, para classificar a preparação da aula, a participação nas actividades extra-lectivas, etc.
Dentre vários sistemas possíveis este é muito mau.
Houve aqui um tempo em que a opinião dominante a não directividade e seria um mau professor quem se opusesse; depois passou-se para total directividade com a "Pedagogia por Objectivos" eera visto como incompetente aquele que definisse os objectivos por um verbo de acção;n depois os projectos ...
A avaliação dos professores se baseia em "critérios" de opinião para os quais se inventa uma objectividade.
A avaliação de um professor não faz sentido porque "cada eu" para ser bom professor precisa dos meus colegas. Cada aula é um acto individual mas o clima de cada aula depende do clima das outras aulas aulas da turma.
Se o sistema não for abaixo num tempo curto, implanta-se. O poder cria gosto
Um abraço a todos
Paulo Morgado
Escolhi a opção "outro", para dizer que considero mais eficaz a escolha múltipla, associando, por exemplo, as opções a), b), c) e e).
A.S.G.
Só tenho uma consideração a fazer que era a que se deveria ter defendido no ano passado aquando das manifestações: Fim de toda e qualquer avaliação. Lamento que nessa ocasião todos afirmassem que queríamos ser avaliados só que mais isto, mais aquilo... Eu não quero ser avaliado! Quero é que me devolvam o dinheiro que me roubaram na progressão da carreira que está, agora, a ser esbanjado com o "magalhães" e afins e que me reponham as condições específicas de aposentação relativas ao tempo de nunca ter tido redução de horário por ser professor do 1º ciclo!
Estou de acordo com o que disse o António, embora entenda as afirmações feitas na altura de que se queria ser avaliado mas não esta. Houve uma certa falta de coragem em assumir perante a opinião pública a impossibilidade de uma avaliação do trabalho com os alunos e com a escola.
É necessário retomar a dinâmica de contestação à política do Governo. Há uma tendência para atacar os sindicatos no meio dos ataques ao Governo. Antes de o fazer, que cada um ponha a mão na consciência e veja quantas em lutas ficou em casa, quantas greves não fez, quando o sindicato faz reuniões nas escolas, a quantas não foi, ... . Estou a excluir a hipótese de quem ataca os Sindicatos não ser sindicalizado. E se não houvesse sindicato, estariam melhor? Muito, muito pior. Durante muitos anos não havia sindicatos e em todos os aspectos estava-se muito pior. Eu apoio o meu sindicato sempre embora discorde algumas vezes. Os piores defeitos do meu sindicato, o SPN, é muito melhor que as melhores qualidades dos governos que temos tido. Quantas professores deram o seu voto para esta maioria absoluta e para este Presidente da República? E atacam o Sindicatos por não conseguir contrariar a maioria feita com o seu voto. É obra!!
NOTA: Num comentário anterior sobre a pedagogia por objectivos falta um "não", era incompetente quem NÃO definisse ...
Um abraço
Paulo Morgado
A pressão fará com que o ME vá alterando os parâmetros da avaliação, desde que conserve o essencial: o sucesso por encomenda. Por que estou convencido disto, embora considerando importante a contestação ao modelo, considero que contestar a avaliação sem pôr em questão o estatuto da carreira será, mesmo que resulte, sempre uma vitória de Pirro.
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