segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Todos juntos no dia 8 de Novembro


Novo comunicado do Movimento Escola Pública

O Movimento Escola Pública congratula-se com a convergência encontrada entre sindicatos e movimentos de professores, tanto na exigência da suspensão imediata deste modelo de avaliação e da defesa da escola pública, como também na decisão de participação de todos os professores na manifestação nacional de 8 de Novembro, em Lisboa.

Julgamos estarem reunidas as condições para fazer do dia 8 de Novembro um momento alto da luta dos professores e de tantos cidadãos que apoiam a escola pública contra a arrogância de um governo que não quer olhar para as escolas, para os pais e para os alunos. Desde já também nós, Movimento Escola Publica, reforçamos a convocatória para este dia, apelando a todos à participação em mais esta jornada de luta.

Compreendemos os professores e movimentos que continuam a sentir a necessidade de se manifestarem no dia 15 de Novembro, uma data que desde muito cedo deu esperança à luta dos professores e cuja marcação correspondeu sem dúvida ao sentimento genuíno de todos os que querem parar este processo de avaliação, tornando por isso possível a própria manifestação de 8 de Novembro.

Entendemos ainda que, depois de um momento de união em força consagrado no dia 8 de Novembro, será prejudicial à luta dos professores a realização de um protesto semelhante, mas menos abrangente. Propomos, por isso, a realização de concentrações locais com plenários no dia 15 de Novembro, que possam continuar e somar à luta dos professores até que o governo responda positivamente às suas reivindicações.

Por último apelamos principalmente aos sindicatos de professores, mas também a todos os movimentos que desde cedo iniciaram esta resistência nas escolas, que se empenhem a fundo na valorização e no apoio directo às experiências colectivas de protesto e boicote que alastram por escolas de todo o país, por ser o terreno onde se jogam os momentos mais decisivos desta luta justa.

Movimento escola Pública
3 de Novembro de 2008

Sem comentários: