sábado, 26 de abril de 2008

A prender-nos? Impossível: aprendemos!

É urgente relançar a escola pública pela igualdade e pela democracia, contra a privatização e a degradação mercantil do ensino, contra os processos de exclusão e discriminação. Uma escola exigente na valorização do conhecimento, e promotora da autonomia pessoal contra a qualificação profissionalizante subordinada.

Somos pela escola pública laica e gratuita e que não desiste de uma forte cultura de motivação e realização, que não pactua com a angústia onde os poderes respiram. Uma escola que não desiste é aquela que combate a fatalidade: pelas equipas multidisciplinares e redes sociais, determinantes na prevenção e intervenção perante dificuldades de aprendizagem; pela valorização das aprendizagens não formais; pelas turmas mais pequenas e heterogéneas como espaço de democracia, potenciador de sucesso; pela discriminação positiva das escolas com mais problemas; pela real aproximação à cultura e à língua dos filhos de imigrantes.


in Manifesto Movimento Escola Pública Igualdade e Democracia


Imagem de Abril (Postais do MFA), disponível em Biblioteca, no Centro de Documentação 25 de Abril

2 comentários:

Anónimo disse...

A cena politizada estraga a ideia ...
ou então, só me apercebi agora.
na boa, força.
M.

Maria José Vitorino disse...

Cena politizada, claro. 25 de Abril foi mesmo Política, e o Movimento Escola Pública afirma-se desde o princípio... de esquerda. Mais de 30 anos de Democracia ainda não nos vacinaram contra aquela propaganda salazarista que aconselhava o povo a desconfiar da política, garantindo assim que não lhes passaria pela cabeça mudar de políticas. Por mim, acho que é mais que hora de descomplexar a palavra política, porque não gosto de populismos e desconfio de salvadores...