sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Os alunos têm direito à cidadania!


Alunos do básico e do secundário de todo o país manifestaram-se esta manhã contra o estatuto do aluno (nomeadamente o regime de faltas, que obriga à sujeição a um exame mesmo que as faltas tenham sido por doença) e o novo diploma de gestão que impõe a figura do director nas escolas. Estes protestos estão a aumentar de frequência.

Ainda há 10 dias os alunos se manifestaram e volta não volta não perdem a oportunidade de dizer ao ministério da educação que não estão satisfeitos com esta política educativa.

O ambiente que se vive nas escolas, com os professores enlameados em burocracia e desmotivados, leva também alguns alunos a desabafarem aos jornalistas a sua solidariedade com os professores. E isso é de louvar.

Mas o senhor Vitalino Canas, porta-voz do Partido Socialista e ao mesmo tempo provedor das Empresas de Trabalho Temporário (muitas das quais contratam professores no desemprego para aulas de inglês e outras) prefere dizer que os protestos são instigados por “radicais e professores” e por quem quer prejudicar o Partido Socialista.

Para o governo os alunos não têm capacidade crítica, não têm autonomia de pensamento, não exercem cidadania.

Não há mesmo vergonha nenhuma neste governo. Não suportam a crítica, a diferença, o protesto. Para eles é tudo uma conspiração orquestrada por agitadores profissionais. Este governo convive cada vez pior com a democracia e enfia a cabeça na areia. Contra tudo e contra todos.

Sem comentários: