segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Paremos tudo! E devolvamos alegria às escolas....


Caros Colegas!
O dia 8 de Novembro foi um Dia Memorável na História da Educação em Portugal. Também o foi no passado recente, dia 8 de Março.

Memorável pelos ideais com que nos debatemos,memorável pelo determinismo, empenho e dedicação que temos vindo a abraçar. Memorável pelo número que somos, supra partidário, supra sindical. A limite, memorável pelo que todos, a uma só voz, clamamos:

- um Modelo de Avaliação que promova efectiva qualidade do Ensino e da Educação;
- que promova a Dignificação da Actividade Docente;
- que lute contra a degradação do Ensino e a destruição da Escola Pública;
- que promova e assegure uma geração vindoura de Homens Livres, Autónomos e Responsáveis.

Contudo, Colegas, a História não é feita apenas de dois dias, sobretudo quando dirigida por mentes empobrecidas, autistas, absolutistas e desprovidas do verdadeiro significado do que é Servir um Povo, uma Nação
.
Por isso, Colegas, a nossa caminhada não terminou ainda.
A escalada que percorremos, devemos continuá-la Amanhã, nas Nossas Escolas, em cada uma delas, por cada UM de nós, e também por todos os nossos outros Colegas que, querendo vir à manifestação, não puderam estar presentes fisicamente, pois em alma , sabemo-lo bem que estavam.

Assim,
Apelo a Todos para nos comprometermos com a decisão de suspendermos a Avaliação de Desempenho e que recusemos concretizar qualquer actividade que conduza à instalação ou desenvolvimento do modelo imposto pelo Ministério da Educação.
Foi isso que nos Uniu Ontem e nos Unirá Amanhã.
Não temeremos.

Em vez disso, unam os os nossos esforços e vontades e devolvamos às Escolas alegria, empenho, dedicação, solidariedade e cooperação, em vias de extinção e sufocadas por este modelo de avaliação que cegamente a equipa ministerial tenta impôr.

Se queremos uma Sociedade Autónoma Livre e Responsável, Sê-lo-emos nós, em primeiro lugar, pelo Exemplo.

(Peço aos Colegas que receberem este mail, o enviem a outros Colegas nossos. Obrigada)

Célia Tomás, Professora de Filosofia da Escola Secundária de Odivelas

Sem comentários: