quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A Greve em Portimão



Caros colegas e amigos,
Os professores de Portimão, tal como os profs. de todo o país, demonstraram que estão unidos e determinados a enfrentar a prepotência e arrogância deste governo. Em muitas escolas do concelho fizeram greve a 100% e noutras muito próximo disso. De forma espontânea concentraram-se algumas centenas frente à Câmara e foram recebidos pela Vereação onde explicaram as razões da nossa luta.

Foi uma bela lição que os docentes deste país deram a um Ministério e a um governo autistas. Sabe-se de fonte segura que a ordem do governo para os Conselhos Executivos era para manterem as escolas abertas, mesmo sem os professores e apenas com os funcionários e alguns alunos – por isso não admira os números avançados pela Tutela sobre as escolas encerradas. Tudo vale para este Ministério e encontram-se completamente fora da realidade do país. Mas factos são factos, o resto é só conversa fiada.
Todos em unidade – Sindicatos e Movimentos – vamos continuar a luta colegas. Vale a pena lutar, os resultados virão depois. E a razão da nossa luta acabará por triunfar – assim queiram os Professores. Bem hajam!
Abraço.
João Vasconcelos

“No dia da greve, cerca de duas centenas e meia de professores, convocados de forma espontânea através de SMS e mails, concentraram-se em frente à Câmara Municipal de Portimão, onde foi lido um documento, aprovado por unanimidade e aclamação, para entregar ao Presidente da Câmara e a toda a Vereação, explicando as razões da sua luta. No local foi constituída uma Comissão dos Docentes em Luta, formada por 8 professores, representantes dos Agrupamentos de Escolas e Escolas Secundárias do Concelho de Portimão, tendo assinado o respectivo documento. Seguidamente, esta Comissão foi recebida pelo Vice-Presidente (o Presidente encontrava-se ausente) e por toda a Vereação que se encontravam reunidos em sessão de Câmara. O porta-voz da Comissão, João Vasconcelos, fez uma síntese do documento apresentado, tendo o Vice-Presidente, Dr. Luis Carito, mostrado compreensão pela luta dos professores e prometendo entregar o documento ao Presidente da Câmara, a toda a Vereação e Assembleia Municipal e interceder junto do governo sobre a luta dos professores.”

Vê a moção no lbogue "Fénix Vermelha"

Sem comentários: