domingo, 21 de dezembro de 2008

Professores da Escola Santa Maria Maior não cedem ao “simplex”


Do blogue ProfAvaliação

Setenta e cinco por cento dos docentes da Escola Secundária de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo, subscreveram um documento, após reunião efectuada em dezoito de Dezembro de 2008, nas instalações da escola, reafirmando a posição anteriormente assumida em relação ao processo de avaliação em curso: recusa em participar nos procedimentos da avaliação de desempenho, incluindo a nova versão simplificada.

Há escolas que estão a seguir a opção tomada pela Escola Secundária de Santa Maria Maior: reafirmam a posição aprovada anteriormente. Outras há que simplesmente não fazem nada. Uma vez aprovada, em assembleia de professores, a recusa na entrega dos objectivos individuais ou a recusa em dar sequência aos procedimentos da avaliação de desempenho, os professores partem do princípio de que o processo está parado e vai continuar parado.
Convém sublinhar que a versão simplificada do modelo burocrático de avaliação ainda não foi publicada no Diário da República. A aprovação do diploma na reunião do Conselho de Ministros da quinta-feira passada não é suficiente para lhe atribuir o carácter legal. De acordo com a arquitectura constitucional portuguesa, o diploma entra em vigor quando publicado no DR e após promulgação do Presidente da República. Nem uma coisa nem outra foi feita.

Sem comentários: