Greve custa 6 a 7 milhões aos professores
Diário de Notícias
Em média, segundo disse ao DN António Avelãs, da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), os profissionais do sector vão sacrificar "60 a 70 euros líquidos" por um dia de ordenado, sendo que perto de 100 mil deverão fazê-lo.
Jornal de Notícias
Os sindicatos acreditam que pelo menos 90% dos professores vão aderir à greve.
Escolas vão esperar para ver o que fazer
Jornal de Notícias
Só hoje e em função das taxas de adesão é que os Conselhos Executivos das escolas vão decidir o que fazer com os alunos que vierem a ser afectados pela greve. Três hipóteses estão em cima da mesa: não fazer nada e deixar as coisas correr como se fosse um dia normal, realizar actividades extraordinárias para ocupar os alunos ou, no limite, fechar as portas e mandar os jovens para casa.
Jornal de Notícias
"O Estatuto da Carreira Docente nunca deveria ter passado assim. Na altura, estava tudo distraído, até os sindicatos"
Jornal de Notícias
Alexandrina e os filhos sabem o que está em causa na greve de hoje dos professores. Paulo e Carlos explicam que é por causa do processo de avaliação. A tal que está a deixar alguns dos professores "passados", como lembra o Carlos, e que, supõem, está na origem dos atrasos na correcção dos testes e do excesso de trabalho que dizem ter.Educação: Ministério deu indicações para serviços funcionarem
Correio da Manhã
"Foram dadas indicações às escolas para manterem a funcionar os serviços de refeições, de atendimento aos alunos e todos os serviços que não dependam dos professores. Há alunos que fazem longos percursos para chegar à escola e não podem ser prejudicados", disse ao CM o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, admitindo que a segurança dos alunos possa ditar o fecho: "Terá de ser avaliado em cada escola pelos órgãos de gestão."Sindicatos esperam a maior greve de sempre de professores
Albino Almeida, da Confederação Nacional de Associações de Pais, prevê "transtornos muito grandes" para famílias e empresas. E os ATL estão já a contar acolher muitas crianças.
SAIBA MAIS
ALUNOS NO PÚBLICO
Dados do Ministério da Educação de 2006/2007 apontavam para a existência de 1 360 851 alunos no ensino público.10 071 era o número de escolase jardins-de-infânciado ensino público em 2006/07, de acordo com o Ministério.
140 mil professores leccionavam nas escolas públicas do País em 2006/2007, segundo contabilizou o Ministério.
PRIMEIRO LICEU
O primeiro liceu público surgiu em 1836: foi o Passos Manuel, em Lisboa.
Público
Entre acusações mútuas de intransigência, a adesão à greve poderá determinar uma evolução neste impasse.
(...)Tem sido uma espécie de corrente, que foi ganhando corpo na blogosfera e agora parece ser já um movimento de norte a sul: muitos professores em greve vão começar o dia concentrados frente às suas escolas e desfilar depois até ao largo da câmara municipal. É o que está previsto, entre outros locais, para Setúbal, Sintra, Portimão ou Ponte de Lima.
Sem comentários:
Enviar um comentário