segunda-feira, 31 de março de 2008

Acção pela escola pública esta sexta-feira

O Movimento Escola Pública apela a todos os professores e cidadãos para a participação na acção em defesa da escola pública, esta sexta-feira, dia 4 de Abril, entre as 18 e as 20h, no Largo Camões em Lisboa.

Recitaremos poemas pela escola pública e juntaremos vozes pela suspensão deste processo de avaliação.

APARECE E PASSA A PALAVRA


Em final de ano lectivo, é preciso devolver paz e serenidade às escolas, suspender o modelo de avaliação imposto pelo governo, garantir a aprendizagem dos alunos

Defendemos a avaliação pública, transparente, integrada e centrada nas escolas

Defendemos uma escola com professores e outros profissionais motivados e empenhados em prol do sucesso dos alunos e da participação das famílias

A cada Escola o direito a condições que garantam o sucesso escolar a todos os alunos e a dignidade de trabalho a professores e outros profissionais

Para que serve o modelo de avaliação de professores imposto pelo governo?

Para além do preenchimento de toneladas de papéis - sem haver avaliação feita por quem saiba mais e faça melhor – o Ministério faz de conta, e encaixa os (as) professores (as) em quotas e categorias, para poupar dinheiro.
As Escolas correm o risco de ter professores com menos tempo para preparar aulas e menos disponíveis psicologicamente.
A Escola Pública não necessita de mais papéis, burocracia e instabilidade. Este processo não ajuda à evolução e a uma atitude de maior responsabilização.

Pode alguma reforma do ensino ir contra professores, alunos e famílias?
Defendemos que é preciso parar imediatamente o processo actual, garantir que todas as partes participem na reflexão e no debate sério e leal sobre o modelo de avaliação que sirva a escola pública, as famílias e os alunos.
Esta Escola que é nossa, cidadãos comuns, pais e professores, é contrária à Escola pretendida pelo actual Ministério da Educação, que faz dela uma empresa, onde obedece quem trabalha, manda quem pode.
O Ministério faz de conta que avalia, porque o 1º Ministro quer dizer em 2009 que é “moderno” porque avaliou os professores. Mas nada disto é sério.
Pare também um momento e pense nisto. Se puder, converse com outras pessoas, forme opinião. Os nossos filhos e filhas merecem o cuidado e a atenção.

STOP – MODELO DE AVALIAÇÃO IMPOSTO PELO GOVERNO

CONCENTRAÇÃO NO LARGO CAMÕES SEXTA-FEIRA ENTRE AS 18 E AS 20H


Sem comentários: