segunda-feira, 10 de março de 2008

Proibido parar!

O Movimento Escola Pública congratula-se com o mar de professoras e professores que marchou em Lisboa. Foi uma manifestação impressionante. Muitas pessoas participaram pela primeira vez num acto deste tipo, e outras há muitos anos que já não o faziam.

Somos muitos, estamos juntos e temos força. Sem dúvida, bastante mais de metade dos professores veio para a rua gritar. A este somam-se os que gostavam de ter estado e não puderam. E, no meio dos 100 mil manifestantes, sabemos que estavam também muitos cidadãos, não professores, mas que estão seriamente preocupados com os ataques à escola pública protagonizados por esta ministra e por este governo.

Os professores contam com as solidariedade de muitos sectores da população. E de muitos pais, que em nada se revêem nas posições da Confap. Aliás, bastantes federações de pais já se vieram demarcar da posição de apoio à ministra protagonizada pela Confap. Sente-se o crescimento desta solidariedade com os professores, em defesa da escola pública, da democracia e da igualdade.
Exigimos de imediato a demissão desta Ministra, que já chumbou tanto nas políticas como na postura, e exigimos a suspensão imediata deste processo de avaliação.

Empenhamo-nos desde já em participar em todas as acções de luta a desenvolver nas escolas e fora delas. Os conselhos pedagógicos e as assembleias de escola devem resistir a qualquer tentativa burocrática de impor este processo de avaliação de desempenho, que coloca professores contra professores, consome demasiadas energias, promove pequenas mas perigosas coutadas, e ignora o trabalho em equipa e solidário.

Mas convidamos também toda a população a juntar-se a todas as acções de protesto, sejam elas desencadeadas por sindicatos, grupos ou movimentos de professores. Esta não é apenas uma luta dos professores, é de todos os que defendem uma escola pública solidária e democrática.

Movimento Escola Pública Democracia e Igualdade

Sem comentários: