sábado, 8 de novembro de 2008

Fotos de Francisco José




















1 comentário:

luisladeira disse...

Parabéns pela escolha das fotos. Não aparecem as famosas grelhas, nem em grelhados nem em portfólios. E aparece a recusa da escola-fábrica, que é a questão de fundo. Enquanto nos entretivermos com as tarefas ciclópicas das grelhas, como se isso fosse o problema de fundo, o essencial passa a secundário.
E o essencial é, a meu ver: as metas de sucesso pré-estabelecido e as quotas de ordenamento dos avaliados, para além do pecado original que é o ECD e a divisão da classe em titulares e outros.Isto sim que põe em perigo a escola pública.
Quanto às grelhas... quanto mais objectiva se quiser a avaliação mais «grelhada» será ( e nunca será objectiva!...). Há que separar, claramente, o essencial do acessório.O ataque à escola pública está a ser feito pelo estatuto do aluno que torna a escola um armazém de recolha, pelo ECD que reduz os custos com o professorado e torna competitivo o ensino particular, pela responsabilização dos docentes em caso de abandono escolar e de reprovações de alunos que tenderá a fazer abrandar o grau de exigência, etc... etc... Mas as grelhas não, por favor.
Luís Ladeira
Professor da Escola Sec. B. Freire - Pontinha